19 de nov. de 2006

Como sincronizar legendas facilmente


Existem diferentes maneiras de efetuar a sincronia entre legendas e vídeo. Vou explicar como fazer isso utilizando o programa Subtitle Workshop, que é o mais completo, eficiente e conveniente freeware para edição de legendas, suportando vários formatos de arquivo.


A receita é bem simples:
  • Coloque os arquivos com o vídeo e as legendas na mesma pasta e certifique-se de que possuem o mesmo nome (p.ex.: "nome-do-filme.avi" e "nome-do-filme.srt").
  • Abra o programa e clique em "File" e depois em "Load subtitle" para carregar as legendas e o vídeo.
  • Clique sobre a linha com a primeira fala do filme para selecioná-la e, depois, localize o momento em que ela aparece no vídeo. Quando encontrar, volte a imagem alguns quadros antes e pressione as teclas "Ctrl + 1" no exato instante em que o ator ou atriz começar a falar.
  • Vá até a última linha das legendas e clique nela para selecioná-la. Localize a última fala e repita o procedimento anterior, dessa vez pressionando "Ctrl + 2". Preste atenção e seja rápido na hora de pressionar as teclas. Se bobear, as legendas ficam atrasadas.

É isso. Salve o arquivo e curta o filme!

15 de nov. de 2006

DVD vs Vídeo em HD

Até agora não tinha assistido o filme "Superman, o retorno". Por vários motivos, detesto ir ao cinema: filas enormes, gente barulhenta, cheiro de pipoca com manteiga, não poder parar o filme pra pegar uma guloseima na cozinha, enfim, coisas desse tipo. Algumas cópias já estão rolando na web faz tempo, mas fiquei esperando pela versão original em DVD pra curtir o filme com o máximo de qualidade de som e imagem.

Bem, o filme até que é bem legal. Nem é preciso dizer que os efeitos especiais melhoraram muito desde a primeira versão com o Cristopher Reeve, principalmente nas cenas em que o Superman aparece voando. Mas fiquei um tanto decepcionado com a qualidade da imagem. Tinha baixado um dos primeiros trailers em HD 720p (nem foi com a resolução mais alta) e a comparação entre os formatos deixa o DVD em grande desvantagem. É impressionante a quantidade de detalhes que se percebe no vídeo em HD, com excelente nitidez, contraste e equilíbrio de cores, enquanto a mesma imagem em DVD parece embaçada, sem contraste e com distorção de cores.

Trecho do trailer em HD 720p (reproduzido com o QuickTime Pro 7.1.3)

O mesmo trecho na versão em DVD (reprodução e captura com o WinDVD 8)

Como se vê pelas fotos, dá pra notar como a qualidade da imagem em DVD é inferior (as imagens não foram retocadas, apenas copiadas e coladas conforme aparecem no vídeo).

Espero que não demore muito para que os aparelhos e mídias em HD comecem a ser vendidos com um preço um pouco mais acessível. Se for como as TV's de plasma e LCD, deve demorar uns 3 anos pelo menos.