31 de dez. de 2006

Feliz Ano Novo

Desejo a todos um maravilhoso ano novo, com o básico de sempre: muita paz, saúde, amor, amizade, dinheiro e sucesso nas realizações.

Agora, com licença que eu vou colocar o champagne no gelo, que eu não sou de ferro....

Até 2007.


"Antes e depois" de mulheres famosas


O site de Glenn Feron, um americano que trabalha com retoque em fotos, tem uma seção interessante com o "antes" e o "depois" das photoshopadas, mostrando as gordurinhas da Beyoncé (foto) e de outras beldades. Nada muito espetacular, mas vale a visita pela curiosidade. Passe o mouse sobre as fotos para ver a versão original e divirta-se.

Agora, sabe quanto o sujeito cobra pelo serviço? Apenas 125 doletas por hora. Nada mau, né? Tem muito cara bom por aqui ralando o mês inteiro pra ganhar o que ele fatura por dia. Quem mandou nascer brasileiro... :-(

Para a mulherada resta um consolo: a maioria dessas musas é muito menos perfeita do que mostram as revistas e tal. Depois de uma grossa camada maquiagem, uma boa luz e uma photoshopada pra limpar o que sobrou, quem não ficaria bem na foto?

26 de dez. de 2006

Mais de 2000 álbuns de música grátis

O Jamendo é um website com um modelo bacana que permite aos artistas promover e publicar sua música. O artista tem a oportunidade de mostrar sua critividade diretamente ao grande público e este, por sua vez, tem um lugar onde ouvir, baixar e compartilhar novas músicas (sem o perigo de ser processado por alguma gravadora sacana).

Segundo o TorrentFreak, o Jamendo recentemente ultrapassou a marca de 2000 álbuns e atualmente indexa 2005 álbuns sob licença "Creative Commons". Ele oferece alguns recursos bacanas que tornam fácil compartilhar e descobrir novas canções. Você pode pesquisar a coleção de álbuns disponíveis por gênero, país, popularidade ou tags, por exemplo.

Se você encontrar algum álbum do seu agrado, pode compartilhá-lo no seu blog, escrever uma crítica ou fazer uma doação direto para o artista. Uma grande iniciativa tanto para os artistas quanto para os fãs. Todo mundo ganha, exceto as grandes gravadoras, lógico.

Os álbuns do Jamendo estão disponíveis em MP3 (200Kbps) e Ogg Vorbis (300Kbps), e podem ser baixados com o seu cliente BitTorrent favorito ou Emule.

Esse é mais um exemplo bem legal de que tem gente procurando alternativas para o modelo obsoleto defendido pela maioria dos grandes selos e gravadoras. Essas querem mais é continuar pagando jabá nas rádios e TVs pra nos empurrar o lixo musical de sempre, uma vergonha. E não adianta espernear e ficar aterrorizando as pessoas com processos judiciais e o escambau. O mercado é implacável, quem não se adaptar vai dançar. É só uma questão de tempo.

12 de dez. de 2006

Adobe Reader 8.0 é mais eficiente e bonito


Depois de um longo tempo usando o Foxit Reader como aplicativo padrão para PDF's, resolvi dar uma chance ao novo Adobe Reader 8.0. Para minha surpresa, o programa ficou mais leve e rápido que as versões anteriores. Embora ainda utilize excessivamente a CPU durante a rolagem das páginas, não ocupa muito espaço na memória e oferece algumas funções interessantes. A interface é muito agradável e permite personalizar as barras de ferramentas com inúmeras opções de comandos. Do lado esquerdo, um painel exibe miniaturas das páginas e disponibiliza a visualização de comentários e outras funções, facilitando bastante a navegação, principalmente em documentos grandes.

Se o tamanho não for problema, afinal são 32,2Mb de download e 110Mb de espaço em disco após a instalação, o Adobe Reader 8.0 é uma ótima opção como leitor de PDF's, mas ainda não se compara ao Foxit Reader em termos de leveza e rapidez.

Só um detalhe: pule a instalação do Adobe PS Album Starter Edition 3, que é muito fraco e tem recursos que só funcionam para o mercado americano.

Como recuperar fotos escuras rapidamente

Esta coisa preta aqui ao lado é uma foto feita com uma câmera digital simples, tipo "snapshot", dessas que só têm um botão de disparo e um flash minúsculo, mais nada. O responsável pelo click não tem nenhum conhecimento sobre técnicas fotográficas. Apenas apontou a câmera e clicou, achando que o flash daria conta do recado. Obviamente, não deu.

Infelizmente, esse tipo de erro é bem comum, pois a maioria dos flahs embutidos em câmeras de bolso ou celulares tem alcance extremamente limitado, de 2 a 5 metros, não mais do que isso. Em ambientes maiores e/ou com pouca reflexão (sem paredes brancas próximas, p.ex.), as fotos ficam invarialvelmente escuras.

Então o negócio é deletar esse tipo de foto, certo?

Errado. À primeira vista parece não não ter conserto, mas é relativamente fácil corrigir uma foto assim utilizando as ferramentas apropriadas. O Photoshop CS2 seria a escolha de qualquer usuário profissional ou avançado, mas é muito complexo para ser utilizado por amadores, além de ser caríssimo (não estou falando daquela cópia "genérica" comprada no camelô da esquina).

Para sorte daqueles pouco familiarizados com o programa da Adobe, existem opções mais simples que dão conta do recado e são bem fáceis de usar. Uma delas é o Picasa 2, o software de fotografia gratuito oferecido pelo Google que possui algumas ferramentas muito úteis para retoques rápidos. Além disso, depois de instalado, ele pesquisa todo o disco rígido em busca de imagens e as organiza em pastas virtuais, facilitando bastante a visualização e organização do acervo.

Agora, vamos ver como corrigir aquela imagem escura lá em cima utilizando o Picasa 2.

Basta abrir o programa, escolher a foto e dar um duplo clique nela para abrir a tela de ajustes. Do lado esquerdo, aparece o menu com as opções: "Basic Fixes", "Tunnig" e "Effects". Como esta foto está muito ruim para resolver apenas com os ajustes básicos, vamos abrir a paleta "Tunnig". Nesta, vamos encontrar opções para ajuste da luz de preenchimento, altas luzes, sombras e temperatura de cor. Todos os ajustes possuem pré-visualização e podem ser desfeitos. Então, basta arrastar o botão de um lado para o outro até que a imagem fique boa. Neste caso, os ajustes foram efetuados conforme aparecem na imagem ao lado.

Pronto, como você pode ver, a foto ficou bem melhor e conseguiu escapar ilesa do destino que certamente lhe aguardava: a lixeira.


O Picasa 2 é totalmente grátis, bem leve e rápido. Ele também dispõe de outros recursos como envio de fotos por e-mail e integração com serviços oferecidos pelo Google, como o Blogger e o Picasa Web Album. Para quem ainda não usa, vale a pena baixar e instalar. Há outras opções gratuitas como o IrfanView, que possui ótimos recursos, mas sem a mesma interface bonita e intuitiva.

7 de dez. de 2006

Cuidado com o Shopping UOL


Estou terrivelmente aborrecido. Acabei de descobrir que uma amiga foi enganada pelos picaretas do site SHOPGLOBO.com.br e perdeu cerca de R$ 1.700. Esse site aparecia com destaque no Shopping UOL (sem link de propósito), tentando atrair as vítimas com preços baixos em produtos de informática e eletrônicos. Segundo declarações de várias pessoas lesadas, o esquema dos golpistas era bem montado e, até agora, ninguém recebeu mercadoria alguma. Faz alguns dias que o site saiu do ar, o telefone não responde mais e descobriram que o endereço fornecido era fantasma, razão pela qual estão se mobilizando para acionar criminal e judicialmente os responsáveis pelo estelionato. Todos os detalhes podem ser conferidos no ForumPCs.

Tudo bem, isso não é novidade. Os picaretas estão por toda parte e a Internet é um ambiente especialmente propício para vários tipos de golpe. Por isso mesmo, é imprescindível checar todas as informações possíveis antes de fechar qualquer negócio, sobretudo obtendo referências seguras sobre empresas e sites que oferecem seus produtos para compra online. Se não fizer isso, corre o sério risco de entrar pelo cano.

E este é justamente o problema. O UOL é provavelmente um dos nomes com maior prestígio e credibilidade da Internet no Brasil. E essa credibilidade acaba sendo repassada, inconscientemente ou não, para as empresas que anunciam no Shopping UOL, levando algumas pessoas a negligenciar outras fontes de informação ou referência.

É lógico que o Shopping UOL beneficia-se deste fato, mas não oferece aos visitantes ferramentas comuns em outros sites de busca, como avaliação dos usuários, qualificação dos produtos, etc.. De tal modo, que a única referência acaba sendo, muitas vezes, a própria "grife" UOL (muita gente que caiu no golpe relatado acima pensou que se tratava de uma empresa séria justamente porque foi localizada através do Shopping UOL).

Parece um detalhe insignificante, mas o simples fato do resultado da busca mostrar se a loja tem qualificação positiva, negativa ou nunca foi votada serve como um alerta importante. Infelizmente, o Shopping UOL não oferece isso. Uma pena, realmente. E quem acaba pagando o pato são os usuários menos experientes ou cuidadosos.

Para piorar, as regras de uso estão no rodapé da página em letras minúsculas, onde ninguém repara, quando deveriam aparecer em destaque, para lembrar aos usuários, dentre outras coisas, que:

"2.7. O UOL não é e nem será responsável:

  • pela utilização ou confiança depositada pelo usuário em tais conteúdos, produtos e/ou serviços;
  • por danos e/ou prejuízos resultantes das negociações e/ou transações feitas entre USUÁRIO e os sites. Quaisquer outros termos, condições, garantias ou declarações associadas a tais negociações e participações vincularão apenas o usuário e o respectivo site."

O que poderia ser interpretado em outras palavras: "confiou no resultado da nossa busca porque quis, queremos que você se dane".

Por isso, tome MUITO CUIDADO quando pesquisar no Shopping UOL. Qualquer pilantra pode aparecer no resultado da sua busca, com uma oferta tentadora e louco pra tomar o seu suado dinheirinho. E o UOL está pouco se lixando. Portanto, não confie nos resultados.

E antes de efetuar compras online em alguma loja, principalmente se for desconhecida, não se esqueça:
  • Faça uma busca no Google com o nome da loja
  • Verifique a opinião de outros usuários em fórums e sites de defesa do consumidor
  • O site deve conter, pelo menos, o endereço completo e telefones de contato. Se tiver o CNPJ, Inscrição Estadual e demais dados cadastrais melhor
  • Peça informações por e-mail e, de preferência, por telefone
  • Avalie a qualidade e profissionalismo do atendimento
  • Veja há quanto tempo a loja atua no ramo (estabelecimentos novos, assim como ocorre com as contas bancárias, são sinal de perigo, redobre os cuidados)
  • Dê preferência às lojas que oferecem a opção de pagamento com as principais operadoras de cartão de crédito (Visa, Mastercard, Diners, Amex, etc), pois elas geralmente não credenciam qualquer picareta. Se a loja só aceita boleto bancário é fria, fuja!
  • Quando possível, prefira lojas próximas ao seu domicílio, isso ajuda se tiver de correr atrás de algum salafrário
Se alguém quiser colaborar com outras sugestões, por favor, fique à vontade.

Isso não significa que TODAS as compras online são inseguras. O comércio via Internet cresce a cada dia pela comodidade, bons preços, opções de escolha e muitas outras razões. Eu mesmo já comprei monitor de computador, refrigerador, aparelho de som, depurador de ar, secador de cabelo, perfumes, livros, CDs e mais uma porrada de outros produtos. E nunca tive nenhum problema. Talvez seja apenas sorte. Prefiro acreditar que seja cuidado antes de fechar o negócio. Em todo caso, fique alerta e não dê moleza para os malandros.

5 de dez. de 2006

PC Mods mais bizarros

Fazer um "mod" bacana é questão de criatividade, estilo e bom gosto. Quando bem feito, pode tornar o computador uma peça estilosa e única. Mas, como sempre, tem gente que exagera em tudo. Acredite se quiser, essa latrina aí ao lado é um PC.

E os caras ainda têm a cara de pau de chamar isso de "cool". Bom, tem a ver mesmo...

Depois ainda reclamam quando os macmaníacos dizem que PC's são uma mer...cadoria de segunda.

A galeria completa com outras criações bizarras está aqui: Coolest PC Mods

Descobriu que a irmã é famosa atriz pornô

Essa é realmente de lascar!

Imagine a seguinte situação: durante as festas de final de ano, você resolve pegar sua mulher e seus filhos pequenos, empacotar uma porção de bagulhos e encarar 5 horas de estrada para visitar seus pais. Chegando lá, seu pai leva você para um canto e desembucha na lata:

- Filho, nós precisamos conversar. Amanhã nós vamos receber uma outra pessoa para o jantar.

- Sei, minha irmã e o seu noivo, né? E vem mais alguém com eles.

- Não, a sua "outra" irmã.

- Peraí, eu não tenho outra irmã.

Errado. Acontece que o seu pai teve uma filha com outra mulher quando você ainda era criança. Tudo bem, você fica meio puto, mas considerando que isso ocorreu há 25 anos e seus pais já estavam divorciados naquela época, sendo que sua mãe até namorava outro cara, não é assim uma tragédia. Mas o pior está por vir...

No dia seguinte, seu pai vai buscar sua meia-irmã no aeroporto e, para sua surpresa, você reconhece a guria logo de cara. Ela é uma famosa atriz pornô que já lhe inspirou inúmeras fantasias eróticas e a quem você costuma prestar suas homenagens solitárias. A garota tem uma carinha de anjo mas faz de tudo nos filmes, inclusive surubas homéricas. Que cilada!

E agora, fazer o quê?

Parece piada, mas é uma história supostamente real publicada no forum Somethingawful.com. Se quiser saber quem é a meia-irmã desse cara, clique no link. Aproveite e colabore com algum conselho que ele está precisando.

Agora, pensando bem, até que não seria tão ruim. Além da possibilidade de aderir ao incesto, imagine as amigas que ela poderia te apresentar... :-)

Pra quem quiser checar as credenciais da moça: vídeos eróticos

4 de dez. de 2006

Karina Bacchi nua na Playboy

O presente de natal da Playboy para seus leitores vem com uma surpresa. Karina Bacchi, 30 anos, depois de recusar vários convites, finalmente resolveu aparecer na capa da publicação, com direito a gorro de Papai Noel e tudo mais.

As fotos de Luís Crispino estão um pouco mais ousadas do que de costume, comparando com outros ensaios feitos com estrelas da TV, e revelam um detalhe inusitado: o piercing que a atriz esconde nas partes íntimas. O ensaio foi realizado durante 3 dias na praia de Búzios, litoral do Rio de Janeiro. Confira as fotos aqui.

E seguindo o que parece ser uma tendência entre as peladas de ultimamente, Karina também é adepta da depilação total e muito silicone. Pra quem gosta, é um prato cheio. Eu, particularmente, prefiro tudo original de fábrica, inclusive a vegetação nativa.

Aliás, essa moda de depilar a bacurinha parece que pegou pra valer. Nem em filme pornô a gente consegue encontrar uma peludinha, dá até desgosto. Quando muito, um bigodinho de Hitler e olhe lá. Tudo bem, não precisa ser nehuma Cláudia Ohana, mas lisinha desse jeito fica meio sem graça. Está tudo ficando pasteurizado demais, até as bacurinhas.