Capturar o áudio do sistema num Mac não é algo que o OS X esteja nativamente habilitado a fazer, mas com a ajuda de um ótimo utilitário gratuito é fácil adicionar essa funcionalidade.
Isso significa que você poderá gravar qualquer som através da saída de áudio do seu Mac, não importando se está sendo reproduzido em aplicativos como iTunes, Garageband, Spotify, Deezer, Rdio ou através do próprio browser, seja o Safari, Chrome, Firefox ou qualquer outro.
Existem alguns aplicativos pagos que executam esta tarefa, mas a melhor forma de implementar essa funcionalidade é através do Soundflower, pois é um utilitário gratuito, muito leve, fácil de instalar e utilizar.
1. Instalação do Soundflower
- Faça o download do Soundflower (gratuito)
- Monte o arquivo DMG e faça a instalação normal, seguindo as instruções do sistema, depois reinicialize o Mac
- Agora o Soundflower deverá aparecer nas opções de Saída e Entrada de Som no Painel de Preferências do Sistema, conforme aparece na imagem abaixo
.2. Gravando o Áudio Reproduzido no Sistema
Uma vez instalado, basta abrir as Preferências do Sistema e selecionar o Soundflower (2ch) como o dispositivo de Saída de Som. Tenha em mente que isso significa que qualquer som será redirecionado, inclusive alertas de email, Twitter e qualquer outra coisa que venha a tocar.
O seu Mac já dispõe de aplicativos para efetuar a gravação de áudio, como o QuickTime Player e o Garageband. Para configurar o QuickTime escolha as opções "Arquivo > Nova Gravação de Áudio". Na janela que aparece, clique no pequeno triângulo do lado direito e escolha "Soundflower (2ch)". Para iniciar a gravação é só clicar no botão vermelho (Gravar/Parar).
No Garageband, abra o aplicativo, escolha "Novo Projeto" e depois "Instrumento Acústico" para criar uma trilha de gravação de áudio. Não é necessário alterar o ajuste padrão. Abra a janela de Preferências do Garageband, selecione Audio/MIDI e marque o Soundflower (2ch) como dispositivo de Saída e Entrada.
Para exibir o Painel de Informação da Trilha clique no botão Info (i), que aparece na figura ao lado.
No menu de seleção de Entrada escolha a opção Soundflower (2ch). Quando seu Mac reproduzir algum som você deverá vê-lo registrado no medidor de sinal.
Clique no botão Gravar para capturar o áudio.
3. Monitorando o Áudio no Mac
Quando o Soundflower é selecionado como dispositivo de Saída de Som você não consegue mais ouvir o áudio através dos auto-falantes ou fones de ouvido.
Para restabelecer o som basta abrir o aplicativo Soundflowerbed, que já foi instalado automaticamente junto com o utilitário, clicar no ícone na barra de menu e escolher a opção "Built-in Output".
Para quem prefere simplesmente enfiar a mão no bolso e baixar um app que faça tudo isso automaticamente, existem algumas boas opções como o Piezo (US$ 14,99) disponível via Mac App Store, e o Audio Hijack Pro (US$ 32,00).
Cada um deles permite a capturar isoladamente o som de aplicativos específicos. Além disso, também é possível ajustar o volume ou desligar os alertas do sistema para que não atrapalhem a gravação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário