19 de nov. de 2006

Como sincronizar legendas facilmente


Existem diferentes maneiras de efetuar a sincronia entre legendas e vídeo. Vou explicar como fazer isso utilizando o programa Subtitle Workshop, que é o mais completo, eficiente e conveniente freeware para edição de legendas, suportando vários formatos de arquivo.


A receita é bem simples:
  • Coloque os arquivos com o vídeo e as legendas na mesma pasta e certifique-se de que possuem o mesmo nome (p.ex.: "nome-do-filme.avi" e "nome-do-filme.srt").
  • Abra o programa e clique em "File" e depois em "Load subtitle" para carregar as legendas e o vídeo.
  • Clique sobre a linha com a primeira fala do filme para selecioná-la e, depois, localize o momento em que ela aparece no vídeo. Quando encontrar, volte a imagem alguns quadros antes e pressione as teclas "Ctrl + 1" no exato instante em que o ator ou atriz começar a falar.
  • Vá até a última linha das legendas e clique nela para selecioná-la. Localize a última fala e repita o procedimento anterior, dessa vez pressionando "Ctrl + 2". Preste atenção e seja rápido na hora de pressionar as teclas. Se bobear, as legendas ficam atrasadas.

É isso. Salve o arquivo e curta o filme!

2 comentários:

  1. adorei a explicação, super bem feita.
    mas não consegui aslvar e não sei que extensão devo salvar a sincronização para passar para dvd.
    poderia ajudar?

    email>
    kiwichrist09@yahoo.com.br

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Depois de sincronizar a legenda, basta fechar o arquivo e clicar em "OK" para salvar as alterações no formato original. Se preferir, vá no menu principal e clique em "File", escolha a opção "Save" ou "Save as" pronto.

    Tutorial para embutir a legenda em DVD:
    http://www.legendasbrasil.com.br/Legendas_fixas/embutir_legenda.htm

    Obrigado pelo comentário.

    Abs!

    ResponderExcluir