18 de jan. de 2007

Por que Windows ao Linux?

Faz um tempão que um grande amigo meu estava querendo comprar um notebook. Há alguns dias, ele encontrou uma pechincha e resolveu levar o bichinho pra casa. Pra economizar uns trocados, acho que 200 reais, optou pelo modelo com sistema operacional opensource pré-instalado. Sinceramente, não sei dizer qual era a distro, mas vinha repleta de bons aplicativos, não deixando nada a desejar nesse quesito.

Até aí, tudo beleza. O problema é que esse meu amigo não é nenhum geek e nunca utilizou um computador que não tivesse alguma versão do Windows instalada nele. Então, a curta experiência dele com o Linux foi mais ou menos assim: passou 2 dias tentando configurar a conexão ADSL sem sucesso. Nada de Internet. Ligou pra todos os conhecidos e NINGUÉM sabia como ajudar (eu também não entendo bulhufas de Linux). Pra piorar, não conseguia encontrar nada no HD. Cadê os drives C:, D:, E:, etc.? Caraca, não dá pra instalar o Photoshop?? Como é que se mexe nesse tal de Gimp???



Já no desespero, ele decidiu formatar o HD e aproveitar um CD original do Windows98 (o único disponível), na esperança de que a coisa funcionasse melhor. Má idéia. Mais algumas horas de problemas com a falta de drivers e incompatibilidade com diversos aplicativos foram suficientes para que ele jogasse a toalha.

Ele não queria instalar uma versão "genérica" do Windows XP, mas tampouco estava afim de pagar 400 paus numa cópia original. Resultado: entre perder um tempo enorme quebrando a cabeça pra aprender a configurar o Linux (sem falar em todos aqueles aplicativos "esquisitos") ou ficar com o velho e ultrapassado Windows98, ele resolveu retornar à loja e pagar os 200 reais a mais. Trocou o notebook por outro com Windows XP original e voltou pra casa feliz da vida.

E lá se vai mais um potencial usuário de Linux. Pode ser de graça e muito bom, mas ainda não desperta o apetite do usuário comum. Bill Gates agradece.

Um comentário:

  1. Caramba,

    Alguém poderia ter falado para ele instalar o Linux Ubuntu.

    ResponderExcluir