22 de jan. de 2007

Transforme o XP no Vista (ou no Tiger)


O Windows Vista tem um visual bacana e oferece algumas ferramentas úteis, porém nenhuma essencial ou que não esteja disponível para o Windows XP através de pequenos aplicativos, quase todos gratuitos.

Essa é uma pequena lista de programas legais para modificar o visual do XP. Tenho a maioria deles instalados no meu PC, como dá pra ver na imagem acima (normalmente uso um tema do Tiger e só instalei o do Vista para ilustrar o post, por isso aparecem os ícones do OS-X).




Deskmod
  • Vista Inspirat - Pacote de styles, ícones e skins para modificação visual do Windows XP . No site do CrystalXP.net existem dezenas de opções de visual style para download grátis. Vale a visita.
  • Longhorn Inspirat - Outra opção de estilo visual disponível no CrystalXP.net.
  • Vista Customization Pack 3.6 - Oferece 2 diferentes tipos de instalação, permitindo ao usuário escolher o que instalar. É possível adicionar: o estilo visual do Aero, papéis de parede, barras temáticas, caixas de diálogo personalizáveis, propriedades novas da área de trabalho, ícones, skin para o Windows Media Player 11, protetores de tela, novos sistemas e mais.
  • FlyakiteOSX - Pacote contendo todos os programas, ícones e skins para transformar o XP num clone do Tiger. O instalador permite escolher as modificações a ser aplicadas, cria um ponto de restauração do sistema e faz backup completo de todos os arquivos substituídos, permitindo a remoção completa, se for preciso. É o meu favorito.
  • PodXP - Widgtes leves e elegantes com pouco consumo de memória: relógio, calendário, medidores do sistema, previsão do tempo, RSS, etc. O site é francês mas o programa tem uma versão em inglês.
  • Yahoo Widgets - Milhares de widgets para download, porém é um tanto pesado. Pra quem tem bastante memória sobrando é bem legal.
  • LClock - Permite personalizar o relógio que fica na bandeja do sistema e disponibiliza um calendário muito útil, igualzinho ao que a MS colocou no Windows Vista.
  • Winroll - Permite encolher qualquer janela aberta na área de trabalho com apenas um click, sem ter que minimizá-la. Só usando pra saber como é prático.
  • YzShadow - Sombras para todas as janelas, como no Vista ou OS-X.
  • RKLauncher - Docks no estilo Mac OS-X. Para acabar com a bagunça de ícones na sua área de trabalho.
  • Visual Task Tips - Miniaturas das abas minimizadas na barra de tarefas, como no Vista.
  • TopDesk - Para trocar de janelas no estilo Flip3D. Na minha GeForce 5200 ficou bem pesado e atrapalhou a reprodução de vídeos. Não vejo muita utilidade. É o único shareware da lista, gratuito para testar por 30 dias.

Desktop Search
  • Copernic Desktop Search 2.0 - Completo e muito eficiente, faz buscas em e-mails e PDF's, além de diversos tipos de arquivos.
  • MacSearch - Ferramenta de buscas leve e rápida, permite escolher o tipo de arquivo a ser pesquisado e dividir os resultados em categorias. Imita o estilo do Spotlight e deve ser usado com a skin do Tiger.
  • Google Desktop Search - Também é muito bom e ainda permite adicionar uma barra lateral com vários widgets úteis. É o preferido de muita gente, mas não me agrada ter o conteúdo dos meus HDs indexado pelo Google. Na comparação, prefiro o Copernic. Dentre todos, uso apenas o MacSearch.

Esses são apenas os que eu utilizo, existem muitos outros. Quem quiser colaborar, poder sugerir outras opções nos comentários.

Assim que possível, publicarei outras listas de aplicativos gratuitos, incluindo programas para Internet, segurança, manutenção, áudio, vídeo, fotografia e outros utilitários que vale a pena checar.

3 comentários:

  1. Eu já fui pelo caminho contrário, desabilitei tudo que é possível no XP, e só apliquei o esquema em cima, porque aquele visual bege é intragável.

    ResponderExcluir
  2. Quero propor uma parceria entre nossos sites, por favor envie um e-mail para websapiens@websapiens.net

    Um abraço,

    Diego Soares
    http://www.websapiens.net

    ResponderExcluir