7 de dez. de 2006

Cuidado com o Shopping UOL


Estou terrivelmente aborrecido. Acabei de descobrir que uma amiga foi enganada pelos picaretas do site SHOPGLOBO.com.br e perdeu cerca de R$ 1.700. Esse site aparecia com destaque no Shopping UOL (sem link de propósito), tentando atrair as vítimas com preços baixos em produtos de informática e eletrônicos. Segundo declarações de várias pessoas lesadas, o esquema dos golpistas era bem montado e, até agora, ninguém recebeu mercadoria alguma. Faz alguns dias que o site saiu do ar, o telefone não responde mais e descobriram que o endereço fornecido era fantasma, razão pela qual estão se mobilizando para acionar criminal e judicialmente os responsáveis pelo estelionato. Todos os detalhes podem ser conferidos no ForumPCs.

Tudo bem, isso não é novidade. Os picaretas estão por toda parte e a Internet é um ambiente especialmente propício para vários tipos de golpe. Por isso mesmo, é imprescindível checar todas as informações possíveis antes de fechar qualquer negócio, sobretudo obtendo referências seguras sobre empresas e sites que oferecem seus produtos para compra online. Se não fizer isso, corre o sério risco de entrar pelo cano.

E este é justamente o problema. O UOL é provavelmente um dos nomes com maior prestígio e credibilidade da Internet no Brasil. E essa credibilidade acaba sendo repassada, inconscientemente ou não, para as empresas que anunciam no Shopping UOL, levando algumas pessoas a negligenciar outras fontes de informação ou referência.

É lógico que o Shopping UOL beneficia-se deste fato, mas não oferece aos visitantes ferramentas comuns em outros sites de busca, como avaliação dos usuários, qualificação dos produtos, etc.. De tal modo, que a única referência acaba sendo, muitas vezes, a própria "grife" UOL (muita gente que caiu no golpe relatado acima pensou que se tratava de uma empresa séria justamente porque foi localizada através do Shopping UOL).

Parece um detalhe insignificante, mas o simples fato do resultado da busca mostrar se a loja tem qualificação positiva, negativa ou nunca foi votada serve como um alerta importante. Infelizmente, o Shopping UOL não oferece isso. Uma pena, realmente. E quem acaba pagando o pato são os usuários menos experientes ou cuidadosos.

Para piorar, as regras de uso estão no rodapé da página em letras minúsculas, onde ninguém repara, quando deveriam aparecer em destaque, para lembrar aos usuários, dentre outras coisas, que:

"2.7. O UOL não é e nem será responsável:

  • pela utilização ou confiança depositada pelo usuário em tais conteúdos, produtos e/ou serviços;
  • por danos e/ou prejuízos resultantes das negociações e/ou transações feitas entre USUÁRIO e os sites. Quaisquer outros termos, condições, garantias ou declarações associadas a tais negociações e participações vincularão apenas o usuário e o respectivo site."

O que poderia ser interpretado em outras palavras: "confiou no resultado da nossa busca porque quis, queremos que você se dane".

Por isso, tome MUITO CUIDADO quando pesquisar no Shopping UOL. Qualquer pilantra pode aparecer no resultado da sua busca, com uma oferta tentadora e louco pra tomar o seu suado dinheirinho. E o UOL está pouco se lixando. Portanto, não confie nos resultados.

E antes de efetuar compras online em alguma loja, principalmente se for desconhecida, não se esqueça:
  • Faça uma busca no Google com o nome da loja
  • Verifique a opinião de outros usuários em fórums e sites de defesa do consumidor
  • O site deve conter, pelo menos, o endereço completo e telefones de contato. Se tiver o CNPJ, Inscrição Estadual e demais dados cadastrais melhor
  • Peça informações por e-mail e, de preferência, por telefone
  • Avalie a qualidade e profissionalismo do atendimento
  • Veja há quanto tempo a loja atua no ramo (estabelecimentos novos, assim como ocorre com as contas bancárias, são sinal de perigo, redobre os cuidados)
  • Dê preferência às lojas que oferecem a opção de pagamento com as principais operadoras de cartão de crédito (Visa, Mastercard, Diners, Amex, etc), pois elas geralmente não credenciam qualquer picareta. Se a loja só aceita boleto bancário é fria, fuja!
  • Quando possível, prefira lojas próximas ao seu domicílio, isso ajuda se tiver de correr atrás de algum salafrário
Se alguém quiser colaborar com outras sugestões, por favor, fique à vontade.

Isso não significa que TODAS as compras online são inseguras. O comércio via Internet cresce a cada dia pela comodidade, bons preços, opções de escolha e muitas outras razões. Eu mesmo já comprei monitor de computador, refrigerador, aparelho de som, depurador de ar, secador de cabelo, perfumes, livros, CDs e mais uma porrada de outros produtos. E nunca tive nenhum problema. Talvez seja apenas sorte. Prefiro acreditar que seja cuidado antes de fechar o negócio. Em todo caso, fique alerta e não dê moleza para os malandros.

7 comentários:

  1. Concordo que faz falta uma ferramenta de avaliação dos sites no Shopping UOL. Ele fornece mais resultados, mas a navegação do Buscapé é melhor. Mas é sempre bom tomar cuidado mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Desconfiei a partir do momento em que fiz o cadastro e nao obtive resposta alguma sobre formas de pagamento, bem como da confirmnação via email, motivo pelo qual não efetuei nenhuma compra. Canalhas como estes deveriam apoderecer na cadeia

    ResponderExcluir
  3. ATE AGORA TB NAO RECEBI NENHUM SINAL DO SHOPGLOBO. O PIOR EH QUE NO PROPRIO SITE ELES FAZIAM REFERENCIA A CRIMES PELA INTERNET E DISPONIBILIZAVAM TODOS OS DADOS DELES PRA DAR MIRO SEGURANÇA AOS USUARIOS. ALGUEM TEM IDEIA SE ESSE LANCE DE DENUNCIAR DAH RESULTADO. ACHO Q ESSES CARAS JAH DVEM ATH EH FORA DO BRASIL DESFRUTANDO DA GRANA Q ROUBARAM ...

    ResponderExcluir
  4. As pessoas lesadas formaram um grupo para acionar criminal e judicialmente os responsáveis pelo ShopGlobo. Quem foi lesado, deve entrar em contato através do seguinte grupo de discussão: http://br.groups.yahoo.com/group/enganadospeloshopglobo/

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  5. Também fui roubado !!!
    Vejam
    http://br.groups.yahoo.com/group/enganadospeloshopglobo
    http://br.groups.yahoo.com/group/shopglobo

    ResponderExcluir
  6. Tem comunidade no ORKUT dos que foram roubados.
    Pesquisem SHOPGLOBO

    ResponderExcluir
  7. Eu também fui roubada por esta empresa.
    Já fiz BO, denunciei ano Ministério Público, ao Procon, etc.

    O shopping UOL assim como o Banco Itau são Co-Autores.

    ResponderExcluir