12 de dez. de 2006

Como recuperar fotos escuras rapidamente

Esta coisa preta aqui ao lado é uma foto feita com uma câmera digital simples, tipo "snapshot", dessas que só têm um botão de disparo e um flash minúsculo, mais nada. O responsável pelo click não tem nenhum conhecimento sobre técnicas fotográficas. Apenas apontou a câmera e clicou, achando que o flash daria conta do recado. Obviamente, não deu.

Infelizmente, esse tipo de erro é bem comum, pois a maioria dos flahs embutidos em câmeras de bolso ou celulares tem alcance extremamente limitado, de 2 a 5 metros, não mais do que isso. Em ambientes maiores e/ou com pouca reflexão (sem paredes brancas próximas, p.ex.), as fotos ficam invarialvelmente escuras.

Então o negócio é deletar esse tipo de foto, certo?

Errado. À primeira vista parece não não ter conserto, mas é relativamente fácil corrigir uma foto assim utilizando as ferramentas apropriadas. O Photoshop CS2 seria a escolha de qualquer usuário profissional ou avançado, mas é muito complexo para ser utilizado por amadores, além de ser caríssimo (não estou falando daquela cópia "genérica" comprada no camelô da esquina).

Para sorte daqueles pouco familiarizados com o programa da Adobe, existem opções mais simples que dão conta do recado e são bem fáceis de usar. Uma delas é o Picasa 2, o software de fotografia gratuito oferecido pelo Google que possui algumas ferramentas muito úteis para retoques rápidos. Além disso, depois de instalado, ele pesquisa todo o disco rígido em busca de imagens e as organiza em pastas virtuais, facilitando bastante a visualização e organização do acervo.

Agora, vamos ver como corrigir aquela imagem escura lá em cima utilizando o Picasa 2.

Basta abrir o programa, escolher a foto e dar um duplo clique nela para abrir a tela de ajustes. Do lado esquerdo, aparece o menu com as opções: "Basic Fixes", "Tunnig" e "Effects". Como esta foto está muito ruim para resolver apenas com os ajustes básicos, vamos abrir a paleta "Tunnig". Nesta, vamos encontrar opções para ajuste da luz de preenchimento, altas luzes, sombras e temperatura de cor. Todos os ajustes possuem pré-visualização e podem ser desfeitos. Então, basta arrastar o botão de um lado para o outro até que a imagem fique boa. Neste caso, os ajustes foram efetuados conforme aparecem na imagem ao lado.

Pronto, como você pode ver, a foto ficou bem melhor e conseguiu escapar ilesa do destino que certamente lhe aguardava: a lixeira.


O Picasa 2 é totalmente grátis, bem leve e rápido. Ele também dispõe de outros recursos como envio de fotos por e-mail e integração com serviços oferecidos pelo Google, como o Blogger e o Picasa Web Album. Para quem ainda não usa, vale a pena baixar e instalar. Há outras opções gratuitas como o IrfanView, que possui ótimos recursos, mas sem a mesma interface bonita e intuitiva.

Um comentário: