26 de dez. de 2006

Mais de 2000 álbuns de música grátis

O Jamendo é um website com um modelo bacana que permite aos artistas promover e publicar sua música. O artista tem a oportunidade de mostrar sua critividade diretamente ao grande público e este, por sua vez, tem um lugar onde ouvir, baixar e compartilhar novas músicas (sem o perigo de ser processado por alguma gravadora sacana).

Segundo o TorrentFreak, o Jamendo recentemente ultrapassou a marca de 2000 álbuns e atualmente indexa 2005 álbuns sob licença "Creative Commons". Ele oferece alguns recursos bacanas que tornam fácil compartilhar e descobrir novas canções. Você pode pesquisar a coleção de álbuns disponíveis por gênero, país, popularidade ou tags, por exemplo.

Se você encontrar algum álbum do seu agrado, pode compartilhá-lo no seu blog, escrever uma crítica ou fazer uma doação direto para o artista. Uma grande iniciativa tanto para os artistas quanto para os fãs. Todo mundo ganha, exceto as grandes gravadoras, lógico.

Os álbuns do Jamendo estão disponíveis em MP3 (200Kbps) e Ogg Vorbis (300Kbps), e podem ser baixados com o seu cliente BitTorrent favorito ou Emule.

Esse é mais um exemplo bem legal de que tem gente procurando alternativas para o modelo obsoleto defendido pela maioria dos grandes selos e gravadoras. Essas querem mais é continuar pagando jabá nas rádios e TVs pra nos empurrar o lixo musical de sempre, uma vergonha. E não adianta espernear e ficar aterrorizando as pessoas com processos judiciais e o escambau. O mercado é implacável, quem não se adaptar vai dançar. É só uma questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário